Em Devocionais Vida Cristã

Qual a intenção do seu coração?

Imagem: Pinterest

Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.  Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro e disse: “Deem-me também este poder, para que a pessoa sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo”.  Pedro respondeu: “Pereça com você o seu dinheiro! Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro? Você não tem parte nem direito algum neste ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus. Arrependa-se dessa maldade e ore ao Senhor. Talvez ele perdoe tal pensamento do seu coração, pois vejo que você está cheio de amargura e preso pelo pecado”.  Simão, porém, respondeu: “Orem vocês ao Senhor por mim, para que não me aconteça nada do que vocês disseram”. (Atos 8:17‭-‬24 NVI)
Eu não sei se você conhece a história, mas Simão era um mago que praticava feitiçaria entre os samaritanos e os deixavam tão admirados ao ponto de eles acharem que ele tinha o poder de Deus. Após ver a ação do Espírito Santo através de Filipe, o próprio Simão também creu em Jesus. (Atos 8)

Assim que os apóstolos souberam que os samaritanos haviam aceitado a palavra do Senhor, enviaram para lá Pedro e João. O motivo da ida deles era impor as mãos sobre essas pessoas para que o Espirito Santo descesse sobre elas. E aí entra Simão na história: ele não havia entendido de verdade o evangelho. Ficou admirado quando viu que o Espirito Santo era dado por meio da imposição de mãos que queria poder fazer o mesmo... O erro foi oferecer (insanamente) dinheiro em troca desse poder, como se o dom do Espírito pudesse ser comprado. Imediatamente Pedro o repreendeu ao perceber que a intenção do coração dele era maldosa e o advertiu que orasse ao Senhor e se arrependesse.

Esse é só um exemplo de barganha (dar ou fazer alguma coisa com a intenção de receber algo em troca) e Simão não é muito diferente de nós. A palavra de Deus tem o poder incrível de mostrar o que precisa ser ajustado em nós e esse exemplo me fez refletir sobre qual é a verdadeira intenção do meu coração ao seguir Jesus e espero que você, querido leitor, tenha essa mesma reflexão. Será que seguimos Jesus com o propósito de glorificar de verdade o nome dEle? Será que às vezes queremos usar o poder do Espírito Santo para nos engrandecer e nos achar mais importantes ou mais abençoados que os outros? Será que queremos crescer e fazer com que Cristo seja diminuído ao invés do contrário? Enquanto a gente não seguir Jesus pelo que Ele é, não poderemos viver com plenitude o que Ele tem pra nós. Primeiro porque o poder de Deus não atua num coração que tem más intenções e segundo porque Deus não divide a glória dEle com ninguém.

Tudo o que Cristo nos oferece, Ele é. Ele é bom, logo dá coisas boas aos Seus filhos. A partir do momento da nossa conversão, as bênçãos virão como consequência dessa nova caminhada. Deus não merece que façamos algo por Ele com o propósito de ganhar alguma coisa ou de ter mais reconhecimento que Ele próprio. A glória é toda do Senhor! Ele é quem tem que crescer e nós só temos que diminuir para que as pessoas O vejam através de nós e dos nossos atos (Jo 3:30).

Oração: Jesus, me perdoa se em algum momento eu desejei mais glória do que Você ou se eu só Te aceitei pra ganhar algo em troca. Eu me arrependo e coloco diante de Você um coração que só quer Te amar pelo que o Senhor é. Que o poder do Teu Espírito que habita em mim seja unicamente pra honrar e exaltar o Teu nome! Amém.

Um beijo no coração e até a próxima devocional! 

Você pode gostar destes:

5 comentários:

  1. Reflexão poderosa!🙏
    Deus sonda os corações.
    Podemos enganar todo mundo, menos a Deus!
    E qnd passamos a entender o propósito que temos aqui nesta terra, amar e servir a Deus passa a ser a única coisa que importa de verdade...a nossa melhor intenção do coração....
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Chirley <3 nada mais importa!
      Beijos!

      Excluir
  2. Amei essa reflexão, Que Deus possa te abençoar grandemente!! Infelizmente existem muitos que querem usar o espírito Santo para se acharem melhores, mas devemos simlesmente termos em nosso coração, a vontade e o desejo de conhecê-lo verdadeiramente, e amá-lo intensamente!

    Blog Sara e Sandriny
    TEXTO: O meu valor para Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade Sara <3
      obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  3. Eu realmente refleti nisso, tenho refletido se o meu coração está em jesus, se estou no meu ministério para a glória dele e não para mostrar para as pessoas o quão eu sou boa e sim mostrar Jesus através de mim!
    Beijos!
    http://www.eularissaferreira.tk/

    ResponderExcluir