Em Devocionais

Não se apoie na sua carne


Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mt 26:41)
Jesus estava passando por uma situação difícil, estava profundamente triste e até caracterizou Sua tristeza como "mortal". Em Lucas 22:44 diz que Jesus estava tão angustiado que Seu suor era como gotas de sangue... Afinal, quem não ficaria assim sabendo que seria crucificado? Sua vontade era não passar por todo aquele cenário de dor e sofrimento que estava por vir, mas era a vontade do Pai que Ele queria e não a dele. Mesmo Ele sendo o próprio Deus encarnado, não se apoiou nisso e fez o que os discípulos deveriam ter feito naquele momento: se prostrou em oração.

O pedido de Jesus aos seus discípulos foi apenas esse: "fiquem aqui e vigiem comigo" (Mt 26:38). Quando voltou, eles estavam fazendo o quê? Isso mesmo, dormindo. E Jesus os advertiu, dizendo: "vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito é forte, mas a carne é fraca". Se retirou e mais uma vez levou suas súplicas ao Pai. Porém, quando voltou, viu os seus discípulos dormindo novamente. Eles nem sequer puderam orar com aquele que momentos antes disseram que não abandonaria (apesar de Jesus já saber que isso aconteceria, a profecia precisava se cumprir - Mt 26:31-35). E dessa vez Jesus não falou mais nada, os deixou e foi orar sozinho pela terceira vez.

Se a carne do filho de Deus estava fraca e Ele precisou fortalecer o seu espírito em oração, o que dizer da carne daqueles discípulos que se apoiaram em suas certezas de que não abandonariam seu Mestre, mas nem sequer puderam orar com Ele e o cansaço os venceu? E o que dizer da nossa carne? Levando pra um contexto diferente daquele que Jesus e os discípulos viveram no Getsêmani, será mesmo que é seguro se apoiar na nossa carne? Será que é possível vencer tentações sem oração?

Nossa carne é imediatista, tem mais tendência a desobedecer do que obedecer, é mais atraída pelo pecado do que pela santidade. Nossa carne é perigosa, é egoísta e não tá nem aí para o que é eterno e bom. É nessa carne mesmo em que você quer se apoiar? Eu espero que não. Nunca ache que você é crente demais ou que pode confiar em você mesmo, você pode ter 10, 20, 30 anos de evangelho, mas você vai cair se seu espírito não estiver fortalecido. É óbvio que enquanto Jesus não voltar, nós vamos pecar. O Diabo sabe muito bem como usar nossa carne para nos fazer cair e esse é mais um motivo para vigiar, nos prostrarmos diante de Deus em oração e mergulhar em Sua palavra.

Em 2 Coríntios 12:9-10, Paulo diz que se gloria nas fraquezas para que nele habite o poder de Cristo. É através das fraquezas que o poder do Senhor se aperfeiçoa em nós e essa é só mais uma lição que tiramos: devemos nos apoiar em Cristo para resistir às tentações e não em nossa própria carne.

Fique com Jesus e até o próximo post. 

Você pode gostar destes:

7 comentários:

  1. Que post maravilhoso. Amém! 🌸❤

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto... Obrigada por essas palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo dEle, por Ele e para Ele. Fico feliz por ajudar de alguma forma Deinha <3 bjs

      Excluir
  3. Verdade, linda! Revestindo -nos de toda armadura de Deus poderemos resistir ao inimigo! Estou com Paulo qnd ele diz que na fraqueza ele ficava mais forte, isso é uma verdade, a tendência do ser humano é procurar a Deus na adversidade, embora deveríamos busca -lo sempre! Texto muito edificante! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém minha linda, a busca é incessante!
      Deus te abençoe também <3

      Excluir
  4. Excelente devocional, minha irmã.
    Que o Senhor continue te usando para a glória Dele.
    Abraço.

    Victor Augusto
    paraprapensar.com

    ResponderExcluir